:: LIMOEIRO DO NORTE na tela do seu computador :: Farmácia de plantão neste sábado (25/12), em Limoeiro do Norte - DROGARIA PAGUE MENOS ::: PRINCESA DO VALE A história de Limoeiro do Norte ::: VÍDEO Morros e a "Gruta de Lampião" ::: "RIO DAS ONÇAS" Conheça um pouco da história do Rio Jaguaribe ::: ACERVO HISTÓRICO Museu da Igreja Catedral ::: REI DO CANGAÇO 70 anos da morte de Lampião ::: CHAPADA DO APODI Uma das terras mais férteis do país ::: FUTEBOL Limoeiro FC é campeão da Segundona 2009 ::: HISTÓRIA Açude Orós, 26 de março de 1960 ::: ARTES Márcio Mendonça, sua arte e trajetória ::: CAMINHO DAS ÁGUAS Açude Castanhão ::: HISTÓRIA A morte de Dom Aureliano Matos ::: VIOLÊNCIA 18 de Setembro de 2003: Chacina em Limoeiro do Norte ::: 30 DE JUNHO DE 2003 Assassinato do radialista Nicanor Linhares ::: Obrigado pela visita e continue acessando nosso blog...

sábado, 3 de setembro de 2011

14 suspeitos de ameaçar juíza são presos na operação 'Tabuleiro Livre'

Duas semanas após a juíza ameaçada de morte ser transferida da comarca de Tabuleiro do Norte, a Polícia realizou operação e prendeu 14 pessoas acusadas de envolvimento em crimes de pistolagem no Vale do Jaguaribe. 

A cidade de Tabuleiro do Norte amanheceu com a notícia da prisão de 14 pessoas envolvidas na ameaça de morte da ex-juíza, transferida às pressas para outra comarca, conforme O POVO noticiou com exclusividade. A Operação Tabuleiro Livre, deflagrada há duas semanas na Região do Vale do Jaguaribe, pelas Polícias Civil e Militar, desmontou um esquema que envolveria pistolagem, sequestros, assaltos a bancos e tráfico de drogas. Os presos também seriam acusados de planejar, no ano passado, a execução da juíza de Limoeiro do Norte.

As detenções começaram há duas semanas e, até a última quinta, haviam sido presas nove pessoas. Logo no início da manhã, a partir das 6 horas, a Polícia deteve outros cinco acusados. As investigações iniciaram em 2010, após ameaças de morte, não concretizadas, à juíza de Limoeiro do Norte. O trabalho de averiguação passou a ser prioridade do próprio secretário de Segurança Pública, coronel Francisco Bezerra, após o telefonema recebido por uma funcionária do Fórum de Tabuleiro do Norte. Na ligação, um anônimo detalhou como seria realizado o assassinato da juíza de Tabuleiro.


“Felizmente, conseguimos atuar antes que o caso (de morte) se concretizasse”, aponta o titular da Delegacia Regional de Russas, Luciano Barreto. Dos 27 mandados de prisão expedidos pela Justiça, foram cumpridos 14. Nas últimas duas semanas, foram presos, João Bosco Martins, Welington Alves Maia, Paulo Euricélio Lino Maia, Wedson Paula da Silva, José Edvaldo Gomes, Antônio Osterne Maia, Manuel Eurizélio Lima Maia, Sílvio Leno Charles Barbosa e Sílvio Leno Charles Barbosa.

Na sexta-feira (02/09), foram detidos Francisco Neuzecy Moreira Maia, Anacleto Barreto Lino, José Wedson Paula da Silva, Raimundo Dias Pinheiro e Jackson Douglas Ferreira Rodrigues. Nesta sexta, outro homem também foi encaminhado à delegacia, mas liberado em seguida, por não haver mandado de prisão.
 
A maioria das prisões ocorreu na zona rural dos municípios de Tabuleiro e Limoeiro do Norte, Iracema, Icó e somente um deles, Sílvio Leno, foragido da cadeia pública de Limoeiro do Norte, foi capturado em Fortaleza. Com os homens, a Polícia apreendeu duas escopetas, uma calibre 12, outra 28; quatro revólveres; duas pistolas Ponto 380 e 136 munições.

Todos os presos respondem a, pelo menos, crimes de assassinato, tráfico de drogas ou assalto. De acordo com o major da PM, Claudemir Ferreira, as investigações devem se destinar a outros estados, já que a Polícia acredita que os foragidos já tenham saído do Ceará. O major não quis entrar em detalhes de como deverá seguir a investigação. Detalhou apenas que deverá seguir com um trabalho integrado entre a Coordenadoria de Inteligência, a Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) e as Polícias Civil e Militar locais.

“Há indícios de uma forte ligação entre eles (os presos), que eu não posso detalhar”, resume Barreto. “A cidade é conhecida como Tabuleiro da Morte, pelo histórico de pistolagem”, detalha, e acrescenta que a Polícia tenta modificar a realidade.

ENTENDA A NOTÍCIA

A Região do Vale do Jaguaribe é conhecida pelo histórico de pistolagem. Antônio Maia Cunha, o "Mainha", considerado o maior e mais famoso pistoleiro do Ceará nasceu na região do Vale, na cidade de Alto Santo.

PRESOS NA OPERAÇÃO TABULEIRO LIVRE

1. Francisco Neuzecy Moreira Maia, 38, o Baiá. Preso em Tabuleiro do Norte com um revólver 32 e seis cartuchos; uma espingarda 28 com um cartucho. Flagrante por posse ilegal de arma de Fogo; 2. Anacleto Barreto Lima , 62. Preso em Tabuleiro com um revólver 32 e 5 cartuchos. 3. José Wedson Paula da Silva, 30, o Eudinho. Preso em São João do Jaguaribe. Estava com um revólver 38 e 20 cartuchos, além de 11 papelotes de cocaína e uma quantia de R$ 284,00 em espécie e uma caderneta com anotações para o tráfico; 4. Raimundo Dias Pinheiro, 46, o “Mundinho da Ambulância”. Preso em Tabuleiro preventivamente; 5. Jackson Douglas Ferreira Rodrigues, 36, o Neguinho. Preso em Tabuleiro do Norte com um revólver 38, sete cartuchos intactos e seis deflagrados. Além de um canivete; 6. João Bosco Martins. Preso preventivamente; 7. Welington Alves Maia. Preso preventivamente; 8. Paulo Auricélio Lima Maia. Preso preventivamente; 9. Raimundo Nonato Moreira Maia. Preso preventivamente; 10. José Edvaldo Gomes. Apresentou-se à Polícia e foi preso preventivamente; 11. Rael Paulo da Silva. Apresentou-se à Polícia e foi preso preventivamente; 12. Antonio Osterne Maia. Apresentou-se à Polícia e foi preso preventivamente; 13. Manoel Eurizélio Lima Maia. Apresentou-se à Polícia e foi preso preventivamente; 14. Sílvio Leno Chaves Barbosa. Preso preventivamente.

Fonte: OPOVO Online
Com informações do Delegado Luciano Barreto e Major Claudemir Ferreira

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...