:: LIMOEIRO DO NORTE na tela do seu computador :: Farmácia de plantão neste sábado (25/12), em Limoeiro do Norte - DROGARIA PAGUE MENOS ::: PRINCESA DO VALE A história de Limoeiro do Norte ::: VÍDEO Morros e a "Gruta de Lampião" ::: "RIO DAS ONÇAS" Conheça um pouco da história do Rio Jaguaribe ::: ACERVO HISTÓRICO Museu da Igreja Catedral ::: REI DO CANGAÇO 70 anos da morte de Lampião ::: CHAPADA DO APODI Uma das terras mais férteis do país ::: FUTEBOL Limoeiro FC é campeão da Segundona 2009 ::: HISTÓRIA Açude Orós, 26 de março de 1960 ::: ARTES Márcio Mendonça, sua arte e trajetória ::: CAMINHO DAS ÁGUAS Açude Castanhão ::: HISTÓRIA A morte de Dom Aureliano Matos ::: VIOLÊNCIA 18 de Setembro de 2003: Chacina em Limoeiro do Norte ::: 30 DE JUNHO DE 2003 Assassinato do radialista Nicanor Linhares ::: Obrigado pela visita e continue acessando nosso blog...

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Limoeiro x Russas na disputa por Campus da UFC

Prefeito Raimundo Cordeiro (Russas) e Ministro da Educação Fernando Haddad. Polêmica sobre articulações políticas e critérios técnicos para escolha no novo campus da UFC.

Pode ocorrer na próxima sexta-feira (12/08) o anúncio oficial da cidade jaguaribana que vai sediar o campus avançado da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Conforme publicado no Blog Diário do Vale do Jaguaribe no último domingo, de acordo com o deputado Ariosto Holanda o município de Russas é a cidade escolhida. A informação viria dos bastidores do Ministério da Educação. Em passagem por Russas, o próprio reitor da UFC, Jesualdo Farias, mencionou a importância de Russas para ser sede da unidade.

Mas até lá (ou mesmo depois disso), o acirramento entre Limoeiro e Russas parece continuar. O motivo: Limoeiro reagiu ao anúncio de Russas para sede. O advogado Charles Lourenço, de Limoeiro, pede que a reitoria universitária aponte os “critérios técnicos” para a escolha de Russas, alegando que não devem ser sobrepostos por critérios políticos. O reitor Jesualdo Farias respondeu dizendo que “as ações políticas vem sendo feitas há muito tempo e assim continuarão. Já recebi muitos políticos defendendo a instalação do Campus da UFC em diversas regiões o Estado. Não vejo nada de anormal nesta conduta, já que isto não tem sido o fator decisivo na escolha das localidades pelo MEC”, apontou o reitor.

Reunião da Comissão pela instalação de campus da UFC, em Limoeiro, com presença de várias instituições. (Foto: Jota Damasceno)

E hoje, enquanto membros da comissão pró-UFC em Limoeiro se reuniam com o prefeito João Dilmar, o prefeito Raimundo Cordeiro (Russas) estava em Brasília ‘tratando os últimos ajustes’ para anúncio de Russas como a cidade escolhida. A situação tornou-se uma queda de braço para ver quem tem mais ‘força’ em Brasília.

Também tem repercutido a enquete para os leitores: ‘Qual cidade jaguaribana merece sediar o campus da UFC?’, disponibilizada no Blog Diário do Vale do Jaguaribe. Para votar, basta clicar aqui. A intenção da enquete não é tomar juízo de valor, mas tão somente que os leitores coloquem no papel, na medida do bom senso, suas opiniões já verbalizadas nas ruas, em casa e no trabalho, promovendo um debate sadio.

Informações: Blog Diário do Vale do Jaguaribe, por Melquíades Júnior

7 comentários:

Guido Peixoto disse...

É triste essa escolha por Russas, pelo simples fato de Russas precisar de uma faculdade/universidade pra atender à sua demanda!
Tal fato mostra o individualismo exacerbado que se sobrepõe às necessidades de milhares de habitantes que moram no sul da região jaguaribana, no Alto Jaguaribe!

Guido Peixoto disse...

O argumento de que Russas é a cidade mais central do vale é sem fundamento!

Basta olhar o mapa!

Esse critério é bom e, se for pra seguí-lo, Tabuleiro do Norte e São João do Jaguaribe seriam as cidades indicadas!

Mas, o fato de ser “Central”, para a maioria dos amigos que defendem a instalção do Campus da UFC em Russas, é ficar ou não a cidade mais próxima de Fortaleza, desprestigiando e dificultando mais uma vez a vida daqueles que residem em Jaguaretama, Jaguaribara, Potiretama, Iracema, Erere, Jaguaribe e Pereiro.

Anônimo disse...

Bom dia,


Limoeiro é a cidade mais indicada para ser a sede do camus da UFC. Basta analisar onde já se encontra uma faculdade e uma instituição de ensino técnico. Com o campus em Limoeiro só iria facilitar a centralização para todos os estudantes que se encontra no vale jaguaribe, pois Limoeiro se tornaria o ponto central dos estudos acadêmicos.
Observo que um pequeno grupo de políticos só tem o interesse de status para se vangloriar na sua candidatura e não pensando no bem da região!

Tenha vergonha na cara Raimundo Cordeiro!!!

Anônimo disse...

Meus conterraneos limoeirenses como sempre tem acontecido ultimamente, fizeram pouco caso da importancia do campus da UFC no Vale. Nada mais justo dar a preferencia para quem primeiro foi atrás da benfeitoria, Russas. O nosso Limoeiro com a soberba que tomou conta do nosso povo, acha que pelo simples fato de já termos uma UECE, automáticamente seriamos sede de uma UFC. E nossos administradores, e a Câmara não entraram de cabeça nessa luta porque. Ora isso todo mundo sabe, para não contrariar a ganancia politica de Ariosto Holanda, o verdadeiro autor da candidatura de Russas. Vejam só em quem voces votam.

Anônimo disse...

Sabiam que a maioria dos alunos da FAFIDAM e o IFCE são de RUSSAS???
Cadê os limoeirenses intelectuais??? Deveriam está no IFCE. Enquanto vcs reclamam os russanos estudam e daqui a 20 anos vamos ver quem tem mais capacidade. Se é "quatro gatos pingados" de intelectuais em LImoeiro ou metade da população de Russas com nível técnico e superior...

Anônimo disse...

Gente não tem mais o que se discutir. A Dilma já vai anunciar e logo vai começar a ser construído o Campus...Assim como Russas teve de calar quanto ao IFCE, FAFIDAM e DIOCESE, vcs limoeirenses vão ter que se conformar que RUSSAS e UFC tem tudo a ver! Não foi perda para Limoeiro foi crescimento para o VALE.

Anônimo disse...

boa tarde limoeirenses.
vejamos, quem fika mais no centro do vale do jaguaribe? Limoeiro. mesmo que ja tenhamos uece e ifce, com a campus do ufc, limoeiro se tornaria centro de faculdades tecnicas, tornando mais facil acesso. sabemos que muitos alunos daqui da uece e do ifce sao de russas, mas e como ficam os alunos das cidades mais distantes de russas, que sao de mais facil acesso a limoeiro? essa escolha de russas ser sede da campus da ufc tem fundo politico.nao tem nem como esconder isso.obg!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...