A ação de prestar socorro, a qualquer que seja a vítima, vira uma tarefa ainda mais difícil diante da precária estrutura das viaturas.
O Corpo de Bombeiros de Limoeiro do Norte, 2ª seção de bombeiros do 4° grupamento, que atende a região do Baixo Jaguaribe, está há duas semanas sem prestar serviços à população, em função dos três veículos se encontrarem quebrados. Os carros que realizam o trabalho de resgate de urgência em acidentados estão todos quebrados.
Parte dos recursos disponíveis via SUS (Sistema Único de Saúde), que respondia por 40% do financiamento da manutenção das viaturas, está em atraso a mais de 1 ano, resultando nos carros estacionados em oficinas da cidade, esperando que algo seja feito no sentido de dar condições para que elas voltem ao trabalho.
Condições precárias de trabalho
Sem a condição de deslocamento das viaturas do Corpo de Bombeiros, as ações de primeiros socorros estão sendo realizadas através da ambulância do Hospital Regional, isso quando estão disponíveis. A instalação física da corporação precisa urgentemente de uma reforma, ou a construção de uma sede própria.
A comunicação é outro grande problema enfrentado pelos bombeiros. O telefone 193, que deveria ser utilizado apenas para o atendimento das ocorrências, acaba sendo utilizado para a demanda das ações administrativas, pela falta de outra linha disponível.
Apesar da estrutura precária, o Corpo de Bombeiros de Limoeiro do Norte atende a demanda de todo o Vale do Jaguaribe, contando com 18 servidores, engajados no objetivo de salvar vidas, tarefa esta dificultada ainda mais pela falta do transporte adequado para os resgates.
Informações: TV Jaguar Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário