De acordo com os fiscais da Semace, a utilização e armazenamento destes produtos representam risco para a saúde dos trabalhadores e para o meio ambiente.
Uma empresa no município de Limoeiro do Norte foi autuada, na última quarta-feira (14/04), por irregularidades de acordo com decreto federal que estabelece infrações administrativas ambientais. As informações são da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace).
A fiscalização foi realizada por uma equipe da Coordenadoria de Fiscalização (Cofis) da Semace, que constatou o armazenamento de 12 embalagens de um fungicida considerado altamente tóxico, na empresa Del Monte Fresh, com prazo de validade vencido, prontos para o uso.
Os fiscais ambientais estiveram nas fazendas da empresa para fiscalizar o uso do fogo nas culturas desenvolvidas no local, mas não foi constatado o uso do fogo sem autorização.
Dominada por grandes empresas produtoras de frutas, a Chapada do Apodi, em Limoeiro do Norte (CE), sofre com a contaminação das águas e a asfixia dos pequenos produtores. (Foto: José Leomar)
Material apreendido
Os agrotóxicos irregulares foram apreendidos e depositados no local e a empresa autuada em R$ 10.000. De acordo com os fiscais, a utilização e armazenagem destes produtos representam risco para a saúde dos trabalhadores e para o meio ambiente.
No local, também não havia placa de licenciamento, nem a cópia da licença de instalação para a implantação da cultura agrícola da banana. Por isso, a equipe da Cofis notificou a empresa para apresentar as licenças e autorizações ambientais no prazo de sete dias.
“A empresa tem 20 dias a contar da aplicação da penalidade administrativa para apresentar defesa à Semace, quando os processos serão encaminhados para julgamento da penalidade aplicada”, afirmaram os fiscais que estiveram na ação.
Denúncias através do 'Disque Natureza': 0800-275-2233
Informações: OPOVO Online
Veja também:
Nenhum comentário:
Postar um comentário