:: LIMOEIRO DO NORTE na tela do seu computador :: Farmácia de plantão neste sábado (25/12), em Limoeiro do Norte - DROGARIA PAGUE MENOS ::: PRINCESA DO VALE A história de Limoeiro do Norte ::: VÍDEO Morros e a "Gruta de Lampião" ::: "RIO DAS ONÇAS" Conheça um pouco da história do Rio Jaguaribe ::: ACERVO HISTÓRICO Museu da Igreja Catedral ::: REI DO CANGAÇO 70 anos da morte de Lampião ::: CHAPADA DO APODI Uma das terras mais férteis do país ::: FUTEBOL Limoeiro FC é campeão da Segundona 2009 ::: HISTÓRIA Açude Orós, 26 de março de 1960 ::: ARTES Márcio Mendonça, sua arte e trajetória ::: CAMINHO DAS ÁGUAS Açude Castanhão ::: HISTÓRIA A morte de Dom Aureliano Matos ::: VIOLÊNCIA 18 de Setembro de 2003: Chacina em Limoeiro do Norte ::: 30 DE JUNHO DE 2003 Assassinato do radialista Nicanor Linhares ::: Obrigado pela visita e continue acessando nosso blog...

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Mobilização lembra líder Zé Maria do Tomé

"Zé Maria, presente, presente, presente. Até quando? Sempre, sempre, sempre". Este é, há um ano, o grito de centenas de militantes sociais, políticos e religiosos indignados com a impunidade no assassinato do líder comunitário José Maria Filho, morto em 21 de abril de 2010 na Chapada do Apodi, em Limoeiro do Norte. Hoje e amanhã haverá grande mobilização na cidade. De protestos nas ruas a seminários e debates sobre o impacto dos agrotóxicos na saúde, no trabalho e no meio ambiente.

Não há conclusão sobre a causa e autoria no assassinato do "Zé Maria do Tomé", morto com 25 perfurações a bala há um ano. Mas é fato que ele era uma peça chave nas denúncias sobre a contaminação por agrotóxicos na Chapada do Apodi, em especial no Tomé, comunidade onde viveu como agricultor, comerciante e líder dos moradores.

Mas a impunidade predomina, até hoje, tanto no caso Zé Maria quanto no uso indiscriminado de agrotóxicos. Contudo, nos últimos quatro anos, a denunciada problemática dos agrotóxicos ganhou corpo no Ceará, sendo Limoeiro do Norte o centro das atenções. As notícias geraram desdobramentos em órgãos da saúde e do meio ambiente do Estado. As contaminações reclamadas foram, então, comprovadas. E são debatidas até hoje.

Há mais de três anos, especialistas de diversas áreas e instituições fazem do Vale do Jaguaribe um laboratório de estudos e análises. Chegaram à fundamentação: José Maria Filho falava a verdade.

O "Movimento 21", numa referência direta à data da morte de Zé Maria do Tomé, promove hoje mesa-redonda no auditório do Instituto Federal do Ceará (IFCE) para discutir os impactos dos agrotóxicos sobre a saúde, o trabalho e o ambiente. O Núcleo Trabalho Meio Ambiente e Saúde para a Sustentabilidade (Tramas), da UFC, apresentará estudo epidemiológico em Limoeiro, Quixeré e Russas, além de debate com representante do Ministério da Saúde. Outra mesa-redonda discutirá os impactos da modernização agrícola em áreas do Estado.

Mais informações:
Cáritas Diocesana Limoeiro do Norte: (88) 3423.3222

Fonte: Diário do Nordeste / Reportagem e Foto: Melquíades Júnior 

Leia mais sobre o assunto:

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...