A construção da via perimetral, além de proporcionar o deslocamento adequado do transporte de carga (principalmente do pólo fruticultor), eliminando conflitos de tráfego dentro cidade e minimizando os custos de manutenção de veículos e pavimentação, será um corredor de serviços e indústrias limpas, transformando-se, conseqüentemente, num vetor de expansão da cidade.
Ao partir do princípio de que “a circulação e o transporte são os grandes dinamizadores do organismo urbano, preponderando como coordenadores das demais funções da habitação, do trabalho e do lazer e que um sistema bem organizado de vias públicas deve propiciar ligações fáceis e uma circulação ativa e fluida através de um sistema devidamente hierarquizado”, o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano do Município de Limoeiro do Norte, 2002, propôs o projeto em questão, enquadrado como um “projeto estratégico em área e atividades de suporte ao desenvolvimento“.
O Estudo prevê ainda os seguintes benefícios da implantação da via de contorno: Expectativas favoráveis de agentes econômicos; Ampliação de acessibilidade por transportes coletivos nas áreas periféricas do município; Diminuição dos tempos de viagens dos usuários de ônibus; Aumento da segurança e conforto dos ciclistas; Aumento da segurança a pedestres e usuários de transporte coletivo; Consolidação da infraestrutura de apoio ao desenvolvimento urbano e agroindustrial do município; Geração de empregos locais durante a obra.
Devido ao conflito no fluxo de veículos de pequeno e grande porte e pedestres dentro do centro da cidade, aumentando o risco de acidentes, causando dados à pavimentação, e, consequentemente, aumentando os gastos com manutenção, o projeto consiste na construção de uma Via de Contorno Leste ao núcleo urbano do município de Limoeiro do Norte, tendo início na rodovia CE-377, que liga a Sede a Tabuleiro do Norte, continuando seu contorno a leste a Sede do Município, conectando-se novamente a rodovia CE-377 na sua saída norte, para Quixeré.
A via terá extensão de 7,52 Km e, depois de construída, terá características de via estruturante, cuja função predominante é o desvio do tráfego de passagem da área central do Município, de média a longa distância. A pavimentação definida para a via do Contorno Leste é asfalto, sendo esta projetada com as seguintes larguras:
- Dois passeios laterais com 2,00m cada;
- Duas pistas com 7,20m cada;
- Canteiro Central com 1,00m;
- Canteiro separador de 0,50m;
- Ciclovia com 2,80m;
- Plataforma com 22,70m.
A obra visa proporcionar o deslocamento adequado do transporte de carga (principalmente do pólo fruticultor), eliminando conflitos de tráfego dentro cidade e minimizando os custos de manutenção de veículos e pavimentação, ademais, configurar-se como um corredor de serviços e indústrias limpas.
Será beneficiada diretamente toda população da zona urbana do município de Limoeiro do Norte (56.281 habitantes) e setor produtivo de fruticultura e de calcário, e indiretamente, toda a população da região do Baixo Jaguaribe. Para a execução de tal projeto, 48 terrenos serão desapropriados, sendo um, englobando 5 habitações, passível de reassentamento.
Perspectivas de outras melhorias
Ao longo do seu percurso serão distribuídos os seguintes equipamentos: iluminação pública, estacionamentos, caixas de coleta de lixo, abrigo de parada de ônibus, bancos e telefones públicos. Todas as vias no sentido leste-oeste deverão ter suas caixas projetadas ligando-se à Via de Contorno Leste, de modo que a expansão urbana ocorra de modo ordenado.
O traçado definido teve a preocupação de evitar qualquer interferência nas atividades das propriedades atingidas e sempre evitando os lotes produtivos e os aglomerados urbanos. O projeto também propõe que todas as vias no sentido leste-oeste devam ter suas caixas projetadas ligando-se à Via de Contorno Leste, de modo que a expansão urbana ocorra de modo ordenado.
Programa Cidades propõe que ao longo da via defina-se uma zona onde grandes equipamentos de indústria, serviços e comércios possam ser instalados, como: Espaço para Feiras e Eventos, Distrito Industrial, Indústria de Beneficiamento de Frutas, etc. Para tanto, é necessária uma pequena reformulação do Plano Diretor de Limoeiro do Norte, que tem a função de nortear o crescimento sustentável do município, para a definição de um novo zoneamento e índices urbanísticos adequados para a área diretamente afetada.
Agronégócio será o setor mais beneficiado
O Ceará ocupa a 3ª posição em exportação de frutas do país. 87% do abacaxi exportado é produzido no Ceará; outras frutas como castanha de caju (74%), melancia (68%) e melão (52%) também se destacam no volume de frutas brasileiras exportadas.
O agronegócio ocupa um lugar bastante significativo na economia da região do Baixo Jaguaribe. Dados fornecidos pelo Instituto de Pesquisas e Estratégias Econômicas do Ceará mostram que em 2007, o setor da agropecuária é responsável por 29,7% e 59,98% do PIB dos municípios de Limoeiro do Norte e no município Quixeré, respectivamente (maiores produtores da região). Grande parte dos produtores localiza-se na Chapada do Apodi, no município de Limoeiro do Norte e Quixeré, integrando um dos projetos de irrigação mais bem sucedidos do Brasil. O Perímetro Irrigado Jaguaribe-Apodi conta com mais de 200 produtores, entre pequenos, médios e grandes.
Adicionalmente ao setor do agronegócio, deve-se considerar o impacto da atividade extrativista de calcário na região jaguaribana, principalmente no município de Quixeré. Uma vez que as cargas vindas da Chapada, ao visar ao acesso à BR 116, passam por dentro da cidade de Limoeiro do Norte, sobrecarregando sua malha viária urbana.
O crescimento do setor econômico da região remete a um aumento do fluxo de mercadorias, que, devido a uma malha viária urbana imprópria para o volume do tráfego de passagem, tende a aumentar os conflitos entre os fluxos de pedestres, ciclistas e de veículos. Além dos conflitos entre os modais, o tráfego pesado ocasiona um desgaste nas vias urbanas e, conseqüentemente, um maior gasto com manutenção de veículos e de pavimentação.
Segundo dados da Prefeitura Municipal de Limoeiro do Norte, o fluxo de veículos que passam pelo centro da cidade é de 200 veículos/dia, gerando um custo de manutenção de vias de R$ 40.000,00/mês.
2 comentários:
No papel todo projeto é muito bonito e oportuno. Agora resta saber se esse projeto será realmente executado ou vai ficar como muitos outros aqui em Limoeiro do Norte que, ou não são postos em prática, ou não são concluídos e ficam pelo meio do caminho.
É uma pena que tantas obras não são entregues completamente à população. Quase todas são "inauguradas" antes de sua conclusão, unicamente por promoções políticas de quem não tem compromisso nenhum com nossa gente.
É nessas horas que dá vergonha de ser limoeirense. De viver numa cidade sem perspectiva futura no âmbito político. A população não tem opções, e não vejo que os políticos locais mudem de postura tão cedo.
Grande exemplo disso é o nosso Ginásio Coberto Elefante Branco, que já foi inaugurado inúmeras vezes, e nunca fica concluído.
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