:: LIMOEIRO DO NORTE na tela do seu computador :: Farmácia de plantão neste sábado (25/12), em Limoeiro do Norte - DROGARIA PAGUE MENOS ::: PRINCESA DO VALE A história de Limoeiro do Norte ::: VÍDEO Morros e a "Gruta de Lampião" ::: "RIO DAS ONÇAS" Conheça um pouco da história do Rio Jaguaribe ::: ACERVO HISTÓRICO Museu da Igreja Catedral ::: REI DO CANGAÇO 70 anos da morte de Lampião ::: CHAPADA DO APODI Uma das terras mais férteis do país ::: FUTEBOL Limoeiro FC é campeão da Segundona 2009 ::: HISTÓRIA Açude Orós, 26 de março de 1960 ::: ARTES Márcio Mendonça, sua arte e trajetória ::: CAMINHO DAS ÁGUAS Açude Castanhão ::: HISTÓRIA A morte de Dom Aureliano Matos ::: VIOLÊNCIA 18 de Setembro de 2003: Chacina em Limoeiro do Norte ::: 30 DE JUNHO DE 2003 Assassinato do radialista Nicanor Linhares ::: Obrigado pela visita e continue acessando nosso blog...

sábado, 25 de junho de 2011

05/01/1958: Seleção de Limoeiro campeã invicta do Intermunicipal de Futebol

A seleção de futebol de Limoeiro do Norte do ano de 1957 sagrou-se campeã invicta do 6° Intermunicipal de Futebol da APCDEC (Copa do Sertão), ao vencer Caucaia pelo placar de 2x0. Os gols da partida foram de Chico Limoeiro e Bececê (o canhão do futebol brasileiro).


O jogo aconteceu no dia 05 de janeiro de 1958, quando a equipe limoeirense trouxe pra casa o troféu Governador Parsifal Barroso, que se encontra em definitivo na cidade de Maranguape desde 1993, quando esta equipe conquistou o titulo pela 3ª vez. 

Reconhecimento pelo feito 

No dia 19 de janeiro de 2008, aconteceu uma solenidade para homenagear atletas e personalidades que contribuíram para este feito esportivo ao município. O evento foi organizado pelo cronista esportivo Paulo Noronha.


Dos guerreiros da época, 14 atletas ainda estavam vivos e 05 in memoriam. Na ocasião, os homenageados foram agraciados com a comenda Irapuan Feijó. Outras 14 personalidades que prestaram serviços relevantes também foram distinguidas pela organização com a comenda. 

Canhão do futebol brasileiro 

Francisco Gervazio Filho, ou mais conhecido como Bececê, foi um jogador de futebol brasileiro. Ele foi descoberto para o futebol na seleção de Limoeiro do Norte, jogando o intermunicipal da época. O jogador que nasceu no dia 1º de janeiro de 1936, em Mossoró/RN, era ponta-esquerda, veloz e com um poderoso chute de canhota.

Quando o time do Fortaleza foi disputar a final da Taça Brasil, em São Paulo contra o Palmeiras, ele se destacou, e, foi vendido ao clube paulista. No entanto não foi muito aproveitado no Verdão, onde o ponta-esquerda disputou 18 partidas e marcou 3 gols, depois fora emprestado para o Juventus, e seguiu sua carreira em uma equipe do interior. Foi artilheiro do cearense de 1959 com 21 gols, e da Taça Brasil de 1960. Foi campeão cearense pelo Fortaleza, em 1959 e 1960.

Bececê é casado desde 1958 com Rosa Debre Gervázio, com quem tem três filhas: Simone, Sirlene e Adrea, e uma neta. O canhão do futebol brasileiro “pendurou as chuteiras” em 1970, no Valência da Venezuela. Atualmente mora na cidade de São Paulo, e trabalha a mais de 40 anos como auxiliar administrativo do Liceu Coração de Jesus, na Alameda Dino Bueno, centro da capital paulista, onde é conhecido carinhosamente como “Seu Chico”. Entre os clubes por onde passou estão: Limoeiro, Fortaleza, Palmeiras, Juventus, Prudentina, Ferroviária, Noroeste e Valência (VEN).

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...