:: LIMOEIRO DO NORTE na tela do seu computador :: Farmácia de plantão neste sábado (25/12), em Limoeiro do Norte - DROGARIA PAGUE MENOS ::: PRINCESA DO VALE A história de Limoeiro do Norte ::: VÍDEO Morros e a "Gruta de Lampião" ::: "RIO DAS ONÇAS" Conheça um pouco da história do Rio Jaguaribe ::: ACERVO HISTÓRICO Museu da Igreja Catedral ::: REI DO CANGAÇO 70 anos da morte de Lampião ::: CHAPADA DO APODI Uma das terras mais férteis do país ::: FUTEBOL Limoeiro FC é campeão da Segundona 2009 ::: HISTÓRIA Açude Orós, 26 de março de 1960 ::: ARTES Márcio Mendonça, sua arte e trajetória ::: CAMINHO DAS ÁGUAS Açude Castanhão ::: HISTÓRIA A morte de Dom Aureliano Matos ::: VIOLÊNCIA 18 de Setembro de 2003: Chacina em Limoeiro do Norte ::: 30 DE JUNHO DE 2003 Assassinato do radialista Nicanor Linhares ::: Obrigado pela visita e continue acessando nosso blog...

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Degradação do Rio Jaguaribe será discutida, mais uma vez, em Audiência Pública

A audiência pública tratará da degradação sofrida pelo Rio Jaguaribe e o que fazer como solução. Até hoje, outros movimentos e mobilizações não mostraram nenhuma ação concreta para a resolução do problema.

O Rio Jaguaribe será o tema de debate na manhã desta quarta-feira (29/06) entre vereadores deste Município e deputados estaduais. A audiência pública tratará da degradação sofrida pelo manancial e o que fazer para resolver. Por várias décadas o Rio Jaguaribe é pauta de discursos políticos que até hoje não têm traduzido em recuperação dessa parte do meio ambiente. A Câmara Municipal de Limoeiro e a própria Assembleia Legislativa do Ceará já trataram do problema em várias reuniões, com poucas realizações para além das promessas. Comitê de Defesa do Rio Jaguaribe têm esperança de que sejam tomadas novas providências.

A calha do Rio Jaguaribe, que passa pela Ilha de Santa Therezinha, em Limoeiro do Norte, comunidade que mais sofre com o descaso das autoridades em relação ao rio. (Foto: Melquíades Júnior)

"O Rio Jaguaribe é uma artéria aberta, por onde escorre e se perde o sangue do Ceará". O verso do poeta Demócrito Rocha escrito décadas atrás ainda vale para os dias atuais. Mesmo após a perenização do rio pelo Açude Castanhão (e mesmo após esse fato relevante) o rio Jaguaribe, maior do Ceará e que um dia foi o mais seco do mundo, sofre com a degradação e a repercute para a população que vive às margens.

O rio é raso e largo, quando deveria estar mais profundo e estreito. As margens sofrem com queimadas, desmatamento, poluição de esgotos, depósito de lixo. Tudo isso na maior parte dos seus 576Km de extensão, passando por vários Municípios e cortando ao meio o Estado do Ceará.

O descaso para com o leito do Rio Jaguaribe pode ser presenciado em qualquer ponto, ao longo do curso do rio. (Fotos: Danilo Cavalcante) 

Evidência 

O desprezo com o Rio Jaguaribe, mesmo diante de discursos dos políticos e gestores, fica evidente sob várias formas. Dois anos atrás, mais precisamente em 17/06/2009, o então ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, esteve em Limoeiro, participando de evento pela preservação do rio. Assim como dezenas de estudantes já fizeram, Carlos Minc participou do plantio de mudas, em nome da revitalização das margens do manancial. O problema é que boa parte das mudas plantadas, incluindo a colocada pelo ministro, não existem mais ou estão em processo de degradação. Das diversas ações já realizadas em vários Municípios por onde passa o rio, praticamente todas são literalmente arrastadas pelas águas.

Mais informações:
Câmara Municipal de Limoeiro do Norte
Audiência a partir das 9 horas
Telefone: (88) 3423.2231

Informações: Diário do Nordeste / Reportagem: Melquíades Júnior

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...