O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Napoleão Nunes Maia Filho, cearense de Limoeiro do Norte, assumiu um assento no mais importante colegiado daquela corte, onde passa a julgar os principais processos em tramitação no tribunal.
Empossado no STJ desde 2007, quando deixou o Tribunal Regional Federal (TRF) da 5ª Região, o ministro passa a ocupar a cadeira, que estava vaga, desde a ida de Luiz Fux para o Supremo Tribunal Federal (STF). Anteriormente, o ministro Maia Filho ocupava uma cadeira na Terceira Seção e na Quinta Turma do STJ. A transferência a pedido consta da Portaria 149, de 31 de maio de 2011, assinada pelo presidente do STJ, ministro Ari Pargendler, e publicada no Diário da Justiça eletrônico da última sexta-feira (10/6).
Jurista limoeirense

Foi professor da Universidade Federal do Ceará e da Universidade Federal de Pernambuco. Autor de trabalhos na área jurídica, a exemplo do livro Estudo Sistemático da Tutela Antecipada: Os princípios constitucionais da igualdade e do acesso à jurisdição nas ações contra o poder público (2003), e na poesia, tendo publicado, neste gênero, as obras A Concha do Impossível (1998), O Antigo Peregrino (2000), Poemas do Amor Demasiado (2001), Estações do Peregrino (2001), e Lua da Tarde (2002). É irmão dos poetas Luciano Maia e Virgílio Maia, sendo, todos os três, membros da Academia Cearense de Letras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário