:: LIMOEIRO DO NORTE na tela do seu computador :: Farmácia de plantão neste sábado (25/12), em Limoeiro do Norte - DROGARIA PAGUE MENOS ::: PRINCESA DO VALE A história de Limoeiro do Norte ::: VÍDEO Morros e a "Gruta de Lampião" ::: "RIO DAS ONÇAS" Conheça um pouco da história do Rio Jaguaribe ::: ACERVO HISTÓRICO Museu da Igreja Catedral ::: REI DO CANGAÇO 70 anos da morte de Lampião ::: CHAPADA DO APODI Uma das terras mais férteis do país ::: FUTEBOL Limoeiro FC é campeão da Segundona 2009 ::: HISTÓRIA Açude Orós, 26 de março de 1960 ::: ARTES Márcio Mendonça, sua arte e trajetória ::: CAMINHO DAS ÁGUAS Açude Castanhão ::: HISTÓRIA A morte de Dom Aureliano Matos ::: VIOLÊNCIA 18 de Setembro de 2003: Chacina em Limoeiro do Norte ::: 30 DE JUNHO DE 2003 Assassinato do radialista Nicanor Linhares ::: Obrigado pela visita e continue acessando nosso blog...

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Napoleão Nunes Maia Filho ocupa vaga no STJ

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Napoleão Nunes Maia Filho, cearense de Limoeiro do Norte, assumiu um assento no mais importante colegiado daquela corte, onde passa a julgar os principais processos em tramitação no tribunal.

Empossado no STJ desde 2007, quando deixou o Tribunal Regional Federal (TRF) da 5ª Região, o ministro passa a ocupar a cadeira, que estava vaga, desde a ida de Luiz Fux para o Supremo Tribunal Federal (STF). Anteriormente, o ministro Maia Filho ocupava uma cadeira na Terceira Seção e na Quinta Turma do STJ. A transferência a pedido consta da Portaria 149, de 31 de maio de 2011, assinada pelo presidente do STJ, ministro Ari Pargendler, e publicada no Diário da Justiça eletrônico da última sexta-feira (10/6). 

Jurista limoeirense 

Napoleão Nunes Maia Filho (Limoeiro do Norte, 30 de dezembro de 1945) é um jurista brasileiro, atualmente exercendo o cargo de Ministro do Superior Tribunal de Justiça. Bacharelou-se e obteve o título de mestre em Direito pela Universidade Federal do Ceará. Foi procurador do estado do Ceará, assessor da presidência do Tribunal de Justiça, juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, juiz federal e Juiz do Tribunal Regional Federal da 5ª Região. Integrou a lista tríplice para a vaga do ministro Jorge Scartezzini, obtendo a maior votação. É o quarto Juiz de Tribunal da 5ª Região a integrar o STJ.

Foi professor da Universidade Federal do Ceará e da Universidade Federal de Pernambuco. Autor de trabalhos na área jurídica, a exemplo do livro Estudo Sistemático da Tutela Antecipada: Os princípios constitucionais da igualdade e do acesso à jurisdição nas ações contra o poder público (2003), e na poesia, tendo publicado, neste gênero, as obras A Concha do Impossível (1998), O Antigo Peregrino (2000), Poemas do Amor Demasiado (2001), Estações do Peregrino (2001), e Lua da Tarde (2002). É irmão dos poetas Luciano Maia e Virgílio Maia, sendo, todos os três, membros da Academia Cearense de Letras.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...